quarta-feira, 14 de maio de 2014

Faltam 30 dias para a "Copa do Fim do Mundo!"


Toda vez que eu vou falar de futebol eu sei que corro um risco enorme. Já vejo os homens lendo, e pensando: “O que ela sabe de futebol?” E vão ler só até a segunda linha do meu texto, porque quando já tiverem se perguntado isso, nem vão querer ler o resto.
Mas pra quem vai ler até o fim, eu nem vou me atrever a falar de partes técnicas, o fato é que eu sou apaixonada por futebol desde criança, não sei como nasceu essa paixão, a única Copa que não me recordo foi a de 1990 porque eu tinha apenas um ano de idade. Mas da Copa de 1994 e todas que se seguiram lembro-me de todas, as que o Brasil ganhou, as que chorei por ter perdido e a minha mãe nunca entendeu porque eu chorava, inclusive lembro-me da Copa de 2006 que eu passei mal na hora que o Ronaldo fenômeno fez um gol virando o jogo se não me engano contra o Japão, eu cai dura pra trás de tanta emoção. Que não valeu de nada, pois a seleção brasileira foi eliminada pela frança que venceu por 1 x 0. Brasil, que apostava no "quadrado mágico" composto por, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo e Adriano foi eliminado no quinto jogo pela Copa, e não fez mágica nenhuma. 
Mas a expressão que usei “Copa do Fim do Mundo” é porque para muitos é o que se há de fazer dessa copa, o fim do mundo. São inúmeros manifestantes que aproveitarão que os olhos do mundo estarão voltados pra nós, e reivindicarão seus direitos. O que eu acho correto. Tem que fazer isso mesmo. Eu fico triste porque a festa de muitas pessoas será interrompida, pessoas essas que não merecem. Um exemplo é meu Tio, na minha casa com olhos brilhando, pra ver a escalação da Seleção Brasileira na ultima quarta-feira. Para algumas pessoas a Copa do Brasil ainda representa muito, é como se todo mundo jogasse junto com um único coração. Quanto aos comentários sobre escalação de time e Copa nas redes sociais, quase não se ouvia falar, e por um lado fiquei feliz por ver que o cidadão brasileiro tem muito mais o que fazer do que pensar em futebol.
Até porque como acompanhar as notícias da Copa quando se está atrasado pro trabalho porque não tem condução, pois os ônibus foram queimados. A avenida está parada, hoje tem paralisação. Tem tiroteio no morro, tem gente morrendo. Tenho que socorrer. Tenho que correr pra sobreviver. Tenho que fazer malabares no semáforo. Tem mulheres sofrendo abuso sexual. Tem criança passando fome. Tem criança indo a pé pra escola, e saindo de casa duas horas antes pra chegar a tempo. Tem politico roubando nosso dinheiro. Tem policial invadindo a favela. Ah! Espera ai eu tenho que ir pra rua. Manifestar. Realmente não deu pra assistir a convocação.
Espero que entendam do que eu estou falando, falo dessa miséria geral que vive nosso país. Do caos que nós estamos vivendo. Não dá pra fingir que nada acontece. Sei que todo mundo está cansado desse papo “Não vai ter copa”, e com todas essas comparações de investimento em estádios e não investimento em Educação. Estou cansada também. Ás vezes o ser humano me faz desistir do meu país. Eu confesso. É tanta barbaridade, sujeira e hipocrisia.
Só que logo depois eu volto a acreditar nas pessoas, me iludo tanto que acredito que o Brasil vai ser campeão da Copa de 2014, e sem comprar os jogos. Você acredita que eu acredito nisso? Eu quero assistir os jogos em paz, e curtir com meus amigos como sempre fiz. Mas eu quero assistir meu país progredir também, mais do que assistir eu quero ajudar e ver muita coisa mudar de figura. “Pra frente Brasil salve a seleção!” Salve a seleção de políticos que vamos eleger com o nosso voto!


É ano de Copa! É ano de votação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário